quinta-feira, 12 de março de 2009

Igreja Renascer monta ringue de vale-tudo em templo para atrair mais jovens a culto em SP

12/03/2009 - 08h35 ( texto em italico retirado do site da Folha de S.Paulo http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u533375.shtml)
APU GOMES repórter-fotográfico da Folha de S.Paulo

DANIEL BERGAMASCO da Folha de S.Paulo

Dois, três, quatro rounds e, com o perdedor estirado na lona, o pastor Mazola encerra a primeira série de lutas e anuncia o início do culto.
Sem álcool e cigarro, mas com a pancadaria tradicional do esporte, o festival reuniu frequentadores de academias da região para se enfrentarem no ringue colado ao altar.

"Cerca de 60 jovens entregaram a vida para Jesus", diz Miglioli, que cadastrou nomes e telefones dos convertidos."

LOL. Não foi por querer que todos os textos feitos até então sejam sobre a igreja, mas esse enúnciado é tão paradoxal que provoca o riso.

"Um ringue ao lado do altar é inusitado, mas não extraordinário entre evangélicos", diz a antropóloga Clara Mafra, pesquisadora da religião. "Nos anos 1940, eles introduziram no Brasil guitarras em cultos. Nos anos 1950, a Assembleia de Deus fez concursos de miss entre as irmãs e não deu certo. A junção de sagrado e mundano causa estranheza, que pode ser ruim ou ter apelo como bom marketing religioso."

Essa antropóloga está desatualizada com as formas de culto adotadas. Ja frequentei igrejas onde se dançavam axé para louvar ao senhor.

Duas vezes por semana, o mesmo templo da Renascer fica aberto para treinos de jiu-jitsu. "Quem vem aprende esporte e larga os vícios do mundão", diz Emerson Silva, 27, que se diz cético sobre as polêmicas envolvendo a igreja (prisão dos líderes por sonegação e críticas pela queda do teto de um templo que deixou nove mortos).

Note. Mais um pseudo paradoxo aqui. Um rapaz que demonstra seu contato com o mundo metafísico no contato diretamente físico através da pratica violenta, - aqui reconhecida como esporte - mas que claramente se mantêm firme na sua crença - logo não fuma nem bebe, pois seria contrário aquilo que a palavra prega: a preservação do corpo e da espécie - se diz "cético" sobre as polêmicas envolvendo sua igreja.

Sim. Depois de ter suas biblias cheias de dólares daqueles que repousam suas vidas na fé, não deve sobrar dinheiro suficiente pra investir em uma infra-estrutura necessária para abrigar grandes e barulhentos cultos religiosos. A consequencia disso? Nove pessoas que foram prestar seu louvor tiveram esmagados seus ombros na altura dos pés.

Alguém precisa expandir os horizontes desse cara quanto a sua concepção do que é ceticismo. Se esse rapaz ai é cético eu sou um poço transbordante de pessimismo!

As lutas acontecem no fundo da igreja, após os cultos. "O primeiro foco é Deus, mas o esporte ajuda os jovens", diz Filipe Farias, 18, frequentador também da igreja Bola de Neve.

;) (Y) !! O "esporte" ajuda os jovens, galerinha !! Olha oque esse povo fala!!! Meu Deus, você simplesmente não é suficiente?

Tudo bem. O mundo não consegue ser bom por sí. Ele precisa acreditar em Deus pra praticar o bem. Mas oque te custa fazer direto T___T? Oque te custa simplesmente adorar ao seu Deus e ler sobre aquilo de bom que a religião te traz e DE FATO APLICAR aquilo que você deveria aprender frequentando a igreja?
Hey!! Cristian people!! Lembram-se daquele papo de distribuir a paz? Essa é sua deixa!

Se nem ao menos o papel de educar moralmente, ainda que dentro de seus princípios religiosos, a igreja não serve mais... Por favor, joguem-na fora pois ela está apodrecendo há mais de dois mil anos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Junção entre o sagrado e o mundano! (Y) UHSUAHSUSHUAS...
Quem vem aprende esporte e larga os vícios do mundão! (Y) UHSUAHSUHAS...
Meu Deus, você simplesmente não é suficiente? KKKKKKKKKKK!!!!!!!

BOM, IDEOLOGIA POR IDEOLOGIA...
Eu confesso que dei altas risadas quando li isso daí na Folha.
Mas, no final das contas, não sou uma pessoa insistente e, inclusive, já desisti dos fiéis e dessa discussão cansativa e INÚTIL.
Sendo assim, me abstenho, ainda que tenha achado divertido o post! ;]